Páscoa: os chocolates e tontura/zumbido
chocolate-e-voz-768x615-1.jpg

29 de março de 2018 0

A Páscoa está chegando e com ela é inevitável o aumento do consumo de chocolates. Fica praticamente impossível resistir a imensa variedade de ovos de todos os tipos, tamanhos e recheios.

Como sabemos, os chocolates consumidos moderadamente, apresentam benefícios a saúde, como: aumentar o colesterol bom (HDL), sensação de bem-estar, diminuir a pressão arterial e estimular tanto o cérebro e o coração devido a cafeína e teobromina.

Porém, o consumo abusivo do chocolate pode causar alguns transtornos, como tontura e zumbido.

Isto ocorre devido ao açúcar e a cafeína juntos, contido no chocolate.

Algumas pessoas sofrem com aumento da insulina, devido ao aumento no açúcar (glicemia), que, associado com a estimulação excessiva feita pela cafeína, confundem todo o funcionamento interno do ouvido, essa alteração leva algumas pessoas a terem tonturas e zumbido.

Sendo assim algumas dicas são importantes para evitar esses sintomas:

  • Evitar a ingestão ao mesmo tempo e em excesso de café, chocolate, chá preto, Coca-Cola, guaraná, gorduras, frituras, energéticos, açúcar mascavo, bebidas alcoólicas e tabaco;
  • Comer de 3/3 horas;
  • Manter-se hidratado;
  • Dar preferência para chocolates mais “puros”, com 50-70% de cacau.

Na presença ou persistência da tontura e/ou zumbido um médico otorrinolaringologista deve ser consultado para a realização do diagnóstico e tratamento adequado.

Dr. Alexandre Colombini

Otorrinolaringologista e  Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM/SP 134.348 RQE 44281