Bronquiolite, saiba o que é
shutterstock_635266829-1024x1024.jpg

7 de setembro de 2017 0

A bronquiolite viral é uma doença que vem atingindo cada vez mais crianças de até dois anos. Ela é uma inflamação dos menores tubos que, dentro dos pulmões, levam o ar aos alvéolos, onde ocorre a troca de oxigênio por gás carbônico.

Transmitida pelo ar, por meio do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), seu maior índice ocorre em épocas de baixa temperatura, nas estações de outono e inverno. Isso acontece porque nessa época é normal ficarmos mais aglomerados em ambiente fechado, sem circulação de ar, gerando maior proliferação das bactérias.

Para um adulto o VSR nada mais é do que um resfriado, mas no organismo de bebês e crianças, esse vírus ocasiona insuficiência respiratória, ou seja, dificuldade para respirar.

Com o aumento de casos de bebês e crianças infectados pelo vírus, os responsáveis devem redobrar os cuidados, pois a contaminação acontece, principalmente, por beijo e toque com as mãos. Também é possível contrair por meio de objetos compartilhados, como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.

O VSR é um dos principais responsáveis pelas infecções respiratórias em crianças menores de dois anos, sendo o causador de até 75% dos casos de bronquiolites.  Não existe um tratamento específico para a doença, cada caso deve ser analisado pelo pediatra e ele  indicará o uso de medicamento ou algo complementar.

É fundamental para a prevenção deixar a casa ventilada, lavar sempre as mãos e higienizá-las com álcool gel. Se algum morador da casa estiver gripado, é indicado o uso de máscara no contato com a criança e evitar lugares com aglomeração de pessoas.

Sintomas:

Os sintomas da bronquiolite  são muito semelhantes aos de um resfriado. Começa com coriza, falta de apetite, mudança no comportamento, fazendo a criança ficar um pouco mais quieta que o habitual até evoluir para chiado no peito e tosse.

Pele levemente azuladapor falta de oxigênio, tosse, febre, respiração rápida (taquipneia) e retrações intercostais – afundamento dos músculos ao redor das costelas na medida em que a criança tenta respirar.

Porquê apenas crianças contraem a doença

A bronquiolite atinge crianças de até dois anos, pois seuaparelho respiratório não está totalmente desenvolvido, tanto quanto seu sistema imunológico, porém outros fatores também podem colaborar, entre eles:

– Falta de amamentação;

– Nascimento prematuro;

– Alguma condição subjacente no coração ou nos pulmões;

– Sistema imunológico enfraquecido ou ainda não totalmente desenvolvido;

– Exposição à fumaça do cigarro.

Fayad Hassan Fayad Khodr
Pediatria