Janeiro Branco: é hora de cuidar da saúde mental! - Clinica Fares
janeiro-branco.jpg

4 de janeiro de 2019 0

Você está bem consigo mesmo? Preocupa-se com você? Como lida com as séries de emoções do dia a dia? Estas e outras questões podem ser ainda mais refletidas agora no mês de janeiro com as campanhas ligadas a saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como propósito difundir o conceito de saúde mental em um estado de equilibro para se viver bem em sociedade.

Pessoas mentalmente saudáveis entendem que ninguém é perfeito, todos têm defeitos e limites, e não precisamos agradar a todos.

São pessoas que lidam com as emoções diárias, como amor, alegria, dor, medo e são capazes de enfrentar os desafios e mudanças de diferentes ciclos da vida.

Para te ajudar a pensar com mais clareza sobre este assunto, abaixo você pode acompanhar algumas dicas para manter a saúde mental em dia:

Enxergue suas qualidades

Entre tantos sentimentos do dia a dia, entenda que ninguém é perfeito e que é necessário enxergar suas qualidades. Além disso, seja grato pelo que tem e vive; se elogie todos os dias e não pense somente em problemas, além de entender que não dá para ser feliz o tempo todo.

Alimente-se bem

Uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras são essências para ajudar a evitar doenças mentais. Uma alimentação não balanceada e com pouco valor nutricional pode desequilibrar o emocional de uma pessoa.

Atividade física

Praticar alguma atividade ou exercício físico é importante para ajudar na preservação do bem-estar. Além de ajudar a prevenir doenças, a atividade física é uma aliada na diminuição de ansiedade, depressão, pode ajudar a melhorar o humor e a memória.

Durma bem

Uma boa noite vai garantir que amanheça de bom humor, bem mais disposto e com energia para o próximo dia, além disso, faz bem para o bom funcionamento da mente e corpo.

Reserve um tempo para amizades

Conversas virtuais valem à pena devido a correria do dia a dia, porém, nada substitui a deliciosa sensação de sentar numa roda de amigos e debater sobre a vida; a interação social é um excelente fator quando se fala de saúde mental.

Evite álcool e drogas

Álcool e drogas podem causar transtornos mentais e/ou problemas degenerativos ao cérebro.

Conclusão

Em qualquer sinal de necessidade de problemas com a saúde mental, peça ajuda, procure um psicólogo, isso é sinal de amor por si próprio.

Dra. Alexandra Vaz

Psicóloga

CRN 127671