O que é a impulsividade - Clinica Fares O que é a impulsividade
impulsividade-768x512.jpg

17 de agosto de 2018 0

A impulsividade é um traço comportamental muito presente nos dias de hoje em virtude da rotina agitada e desgastante que vivemos, porém está longe de caracterizar um transtorno dos hábitos e dos impulsos, que é o conjunto de comportamentos repetitivos e estados emocionais persistentes sem intensão racional clara.

São ações e reações incontroláveis que, geralmente, vão contra o interesse consciente do indivíduo.

São caracterizados como transtorno dos hábitos e impulsos o jogo patológico, a piromania, o roubo patológico, a tricotilomania e outros comportamentos que se enquadrem na sintomatologia.

O traço mais comum entre eles é a sensação de tensão/adrenalina que precede o evento seguido de alívio ou culpa após a prática.

Seguiremos detalhando cada um dos transtornos relatados separadamente, sendo o primeiro o Jogo Patológico.

Também conhecido como Ludomania, esse transtorno envolve o comportamento persistente e irresistível de jogar e/ou fazer apostas mesmo diante de consequências negativas.

O indivíduo passa a priorizar o vício em detrimento dos seus valores morais e dos seus compromissos e apresentam alterações significativas em suas taxas hormonais, por isso, o tratamento indicado para esse quadro é a psicoterapia associada à psiquiatria.

A Ludomania pode atingir níveis graves e culminar em práticas de atos ilegais como fraude, desfalque, furto ou roubo.

Embora não exista uma causa específica para o desenvolvimento desse transtorno, algumas psicopatologias podem favorecer o seu aparecimento, como o quadro depressivo, ansioso, bipolaridade e consumo de álcool e drogas.

De acordo com dados da OMS, São Paulo tem uma das maiores taxas desse transtorno no nosso país e 4% da população mundial é diagnosticada com jogo patológico.

O perfil mais frequente é de homens, com nível superior, casados e empregados. Lembrando que esses são dados estatísticos gerais que não devem ser utilizados como base para estigmas.

Reconhecer suas fraquezas não é sinônimo de derrota, pelo contrário, é o início da sua Vitória!

Procure um psicólogo de confiança!

Dra. Andréia Aparecida Bento

Psicóloga e especialista em audição e Membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRP: 06/105323