Homem também tem varizes - Clinica Fares
varizes-homem-768x511.jpg

30 de julho de 2018 0

Quem pensa que apenas as mulheres têm varizes está muito enganado, pois inchaço, sensação de peso e cansaço nas pernas podem ser sinais de varizes também em homens.

Muitas vezes, os pêlos nas pernas dos homens disfarçam o problema em sua fase inicial, mas a evolução da doença torna as varizes mais evidentes e seus sintomas mais desconfortáveis.

Geralmente, a insuficiência das veias surge já em adultos jovens, entre os 20 e 40 anos, podendo ter associação genética (pacientes com histórico familiar de varizes apresentam maiores chances de desenvolver a doença).

O que são as varizes nas pernas?

As varizes são veias dilatadas, tortuosas e incompetentes que surgem quando as veias das pernas não funcionam corretamente.

A função das veias nas pernas é de trazer o sangue das pernas de volta para coração, sempre no sentido distal para o proximal, ou seja, de baixo para cima (do pé para o corpo).

Para que isso aconteça, as veias possuem válvulas, que funcionam como “portinhas” para direcionar o sangue no sentido correto.

Quando há problemas nas válvulas e as veias apresentam paredes enfraquecidas, o sangue não retorna por elas da forma como deveria, o que pode levar a formação de varizes, inchaço nas pernas e bastante desconforto.

Qualquer pessoa pode apresentar varizes, mas o risco é maior em quem tem histórico familiar de varizes, não pratica atividades físicas, fuma, passa longos períodos com as pernas para baixo (como em algumas profissões), tem excesso de peso e não se alimenta corretamente. Durante a gestação, também há maior risco de desenvolvimento de varizes.

Tratamento

Não é preciso esperar as veias ficarem mais evidentes e as dores avançarem para procurar algum tratamento.

É importante, que nos primeiros sinais de varizes se procure um profissional para prosseguir com os cuidados, já que cada tratamento é individual e depende do estágio da doença.

Há diversas técnicas para ajudar com o problema, como o tratamento cirúrgico convencional, laser, radiofrequência e a escleroterapia. O cirurgião vascular é o profissional indicado para determinar qual será o melhor tipo de tratamento para cada paciente individualmente.

Alguns conselhos para prevenir as varizes

1 – Faça uma avaliação com um cirurgião vascular caso tenha dores, inchaços ou sinta as pernas cansadas e pesadas;

2 – Beba bastante água;

3 – Não fume;

4 – Não adie a visita ao médico, quanto antes procurar ajuda, melhor será o tratamento;

5 – Não passe longos períodos com as pernas paradas para baixo sentado ou em pé; sempre que puder, levante-se e dê uma volta pelo ambiente;

6 – Pratique atividade física regularmente, mas sempre com orientação médica e com o acompanhamento de um profissional da área de educação física;

Na dúvida consulte um médico cirurgião vascular, este profissional é quem melhor poderá lhe ajudar e avaliar suas veias, para saber se estão funcionando corretamente ou se estão insuficientes.

Dra. Bianca Baltar Cury

Cirurgiã vascular e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares