Por que você deve se prevenir contra o câncer?
dia-mundial-do-câncer-1024x1024.jpg

2 de fevereiro de 2018 0

O dia mundial contra o câncer está aí e será uma grande oportunidade para focarmos a atenção em nossas atitudes do dia a dia e na das pessoas que amamos.

Afinal, não é todo dia que falamos desse assunto e quebrar o tabu é o primeiro passo!

Primeiramente, pare o que você está fazendo e reflita: O que fizemos hoje para prevenir o câncer? E o que fizemos hoje para desenvolver o câncer? Parece algo simples de fazer, mas que na correria do nosso dia a dia acabamos por deixar de lado pequenas atitudes que fazem grande diferença em nosso futuro.

Dados científicos mostram cada vez mais uma forte evidência de que há associação em nossas escolhas de vida e o desenvolvimento do câncer.

Isto quer dizer, que na maioria dos casos, a doença está relacionada a não aplicar aquilo que sabemos que é o saudável: ter uma atenção especial na dieta, estar no seu peso adequado, não fumar, praticar atividade física regularmente, evitar consumo exagerado de álcool e fazer os exames preventivos indicados por seu médico.

Hoje, a ciência está cada vez mais desenvolvida e ano a ano, medicamentos novos surgem para o combate e o tratamento do câncer.

Diferentemente do passado, hoje, a taxa de cura dos diversos tipos da doença são cada vez maiores e até nos pacientes em que o tratamento não tem a intenção inicial de cura, é possível trazer mais tempo com muito mais qualidade de vida.

Do mesmo modo que a tecnologia para o tratamento avança, as técnicas de prevenção também ficaram mais eficazes, seguras e menos invasivas.

Por isso, vamos falar sobre o assunto e quebrar esse tabu. O combate ao câncer começa por nós mesmos, em nossa casa e na nossa família!

Escolha hábitos saudáveis e evite excessos, assim como o álcool ou cigarro. Visite seu médico regularmente e converse sobre os exames preventivos.

Vamos todos dar os passos corretos na direção do combate ao câncer.

Leia os artigos sobre câncer de mama e próstata.

Dr. Davi Jing Jue Liu

Clínico Geral, Oncologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 162.792