Quando visitar o oftalmologista? - Clinica Fares
dia-do-oftalmologista-768x487.jpg

5 de novembro de 2018 0

Não existe dia ou hora certa para procurar um especialista dos olhos, pois a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças oculares ou problemas inesperados no futuro.

É importante que essa prevenção aconteça todos os anos, inclusive há alguns sintomas que indicam a necessidade dessa visita ao oftalmologista, como dor de cabeça aos esforços visuais, presença de desvios oculares, dificuldade no aprendizado, coceira nos olhos e lacrimejamento.

Além disso, para cada fase da vida essa ida ao especialista, tem sua relevância.

Para os recém- nascidos é preciso realizar o teste do olhinho que pode ser feito com um pediatra; mas em caso de dúvidas desse profissional é necessária a avaliação do oftalmologista.

No caso dos bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer, é obrigatório o acompanhamento com um oftalmologista a partir de quatro semanas após o nascimento para avaliação de retinopatia da prematuridade.

Outra idade que a avaliação também é essencial é aos dois anos e por volta dos cinco anos ao entrar na escola. Toda criança precisa de pelo menos uma avaliação oftalmológica até os sete anos.

Com os jovens, adultos e idosos idas uma vez por ano, mas caso haja alguma mudança repentina no modo de enxergar, não deve se esperar a próxima consulta marcada, devem fazer, o quanto antes, um exame dos olhos.