Quem tem varizes pode praticar atividade física?
atividade-física-dá-varizes-768x483.png

3 de maio de 2018 0

Atividade física com prescrição médica e supervisão de um educador físico, incluindo musculação em grau moderado, é uma maneira de melhorar o retorno venoso, diminuir sintomas e aparecimentos de varizes.

Os melhores exercícios para quem tem varizes são os que não precisam de muita força e têm movimentos repetitivos, pois estimulam a circulação e ajudam o sangue retornar para o coração, como caminhada e corrida.

Outras modalidades, como natação, andar de bicicleta, futebol e vôlei, além das danças em geral, também ajudam.

Contudo, fazer exercício com excesso de carga, aumenta a pressão intra-abdominal e dificulta o retorno venoso, piorando a situação do indivíduo com a patologia.

Sendo assim, na academia, é mais interessante procurar por atividades na esteira, aulas de ginástica, piscina e bicicleta ergométrica.

Atividades que precisam de muita força com as pernas, como remo e levantamento de peso podem prejudicar a circulação do sangue e piorar os sintomas das varizes.

Enfim, ter varizes não é um impedimento para praticar esportes, uma vez que, a atividade física ajuda melhorar inchaço e dores nas pernas.

Mas é preciso atenção para não se machucar. A recomendação é que antes de iniciar as atividades deve-se procure um médico e um educador físico para saber quais cuidados deve se tomar.

Dr. Marcelo Stacanelli de Paula

Cirurgião Vascular e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 182531