O crescimento da próstata e seus perigos
homens-e-medicos-838x559-768x512.jpg

7 de novembro de 2018 0
Popularmente conhecida como aumento da próstata”, a hiperplasia prostática benigna (HPB) acontece ao longo do envelhecimento masculino devido ao aumento no número de células prostáticas.
Entre os 40 e 50 anos alguns sintomas da doença  podem ser notados, como jato fraco da urina, necessidade de esforço para urinar ou de acordar à noite para urinar, sensação de que sobra urina após micção e aumento no número de micções.
Em estágios mais avançados pode ocorrer sangramento na urina, retenção (com necessidade de usar sonda vesical) e a formação de cálculos na bexiga (pedras).
É importante saber que esse processo, embora natural, pode ter consequências graves. Por isso é recomendada avaliação precoce a partir dos 40 anos ou se houver sintomas se procure a assistência urológica para orientação e tratamento, que pode ser feito com medicação ou, se necessário, cirurgia.
É interessante que todo homem a partir dos 50 faça o exame retal. Método que avalia a próstata internamente e pode identificar doenças como a Hiperplasia
Prostática Benigna. E o ideal é que na puberdade, garotos, também procurem o urologista.

Sahna Wilbonh de Barros

Urologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 144578