Saiba por que seu pai deve fazer um check-up - Clinica Fares Saiba por que seu pai deve fazer um check-up
medico-e-pai-768x511.jpg

10 de agosto de 2018 0

Muitos homens apenas procuram o médico quando estão doentes ou por insistência de algum familiar e assim, deixam de lado a qualidade da saúde.

No entanto, a procura por um especialista e a realização de exames regular anualmente, check-up, fazem toda a diferença, não somente para a identificação de doenças visíveis, mas também para as que não apresentam sintomas.

Acontece que a medicina preventiva age em prol do bem estar do homem e, consequentemente de toda sua família, por vê-lo saudável.

Um exemplo é o diagnóstico do câncer de próstata. É o tipo de câncer mais comum em homens, sendo a terceira causa de morte masculina no mundo. Quanto antes feito seu diagnóstico, há mais chances da não doença evoluir e se encontrar o melhor tratamento.

Abaixo, você poderá acompanhar a idade e os respectivos “momentos” para se procurar o médico, inclusive o seu pai:

A partir dos 50 anos

Nesse período o urologista pode ajudar no tratamento de doenças que se desenvolvem, geralmente, a partir dessa idade, como a disfunção erétil, hiperplasia prostática benigna (“próstata inchada”) ou mesmo tumores da próstata.

Entre 40 e 45 anos

Passa a ser de extrema importância a ida ao urologista. Inclusive é preciso começar a prevenção contra o câncer de próstata, ademais aos que têm histórico familiar.

Entre 20 e 49 anos

Os homens devem se atentar as DST’s e procurar o médico, inclusive para evitar câncer de testículos. O autoexame de testículos nesse período da vida deve ser mensal.

Entre 12 e 18 anos

A partir da pré-adolescência os meninos devem procurar o médico para tirar dúvidas sobre a vida sexual, além de avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais, serem orientados quanto a prevenção de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) ao iniciarem a vida sexual ativa.

Entre 3 e 5 anos

Até mesmo os pequenos precisam procurar o médico urologista, caso seja recomendado pelo pediatra. Para entender se a genitália está normal ou se tem fimose. Em casos, desse tipo, a ida da urologista é importante para evitar futuros problemas.

Na dúvida, converse com seu médico de confiança!

Dr. Robson Cristian Virgílio

Cirurgião Geral e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 163812